Saiba como combater as indesejáveis espinhas

Boa tarde galera!

Com a correria da faculdade e trabalho, acabei sumindo um tempo daqui. Mas vim para dizer a vocês que estou de volta e que tem muito conteúdo bacana por aí!

Este fim de semana estava com meu namorado, e ele reclamava muito de uma espinha que o incomodava. Percebi que espinhas é algo que incomoda muitas pessoas e que, muitas vezes, não sabemos como trata-las. Por isso, decidi trazer este tema para vocês.

A acne, não deve ser tratada como um problema de pele particular dos adolescentes, porque também é relativamente comum ver adultos sofrerem com as tão indesejáveis espinhas. Alterações hormonais, má alimentação, falta de cuidados com a pele e até estresse são alguns dos fatores que podem levar pessoas de diferentes idades a desenvolver essa doença da pele que afeta a aparência e por isso, até a autoconfiança de algumas pessoas.

Ter uma rotina exaustiva, sedentarismo e maus hábitos alimentares favorecem o aumento na produção de óleo pelas glândulas da pele, o que faz com que essa oleosidade se deposite nos folículos, que ficam tomados por bactérias, e acabam se inflamando.

A alimentação também influencia na melhora ou piora da acne, mas não do jeito que se pode imaginar. O consumo excessivo de gorduras pode prejudicar a saúde e influenciar na beleza da pele, mas não há nenhuma comprovação científica de que esse grupo alimentar esteja relacionado ao aparecimento de espinhas. De acordo com os dermatologistas, hoje se tem convicção de que são os carboidratos, como pães, massas, arroz e doces, que podem agravar ou desencadear o quadro de acne, pois eles aumentam o nível de insulina no sangue, sensibilizando a pele ao estímulo hormonal.

As formas de tratamento variam de acordo com a gravidade do problema. Para o tipo mais comum que atinge os adolescentes e é caracterizada por espinhas e cravos superficiais na pele, o mais indicado é o tratamento tópico. Ou seja, usar sabonete antiacne e filtro solar sem óleo durante o dia e cremes de substâncias anti-inflamatórias no período da noite. Esses produtos ajudam na cicatrização dos furinhos.

Para os casos mais agudos, como a acne cística ou fulminante, mais comum em homens adultos e adolescentes, com espinhas grandes e fundas, é recomendado o cuidado via oral por meio de antibióticos ou um creme de ação mais profunda que deve ser indicada pelo seu dermatologista.

Escolher os produtos certos para cuidar da pele também é uma medida eficaz para combater ou, ao menos, controlar o aparecimento de espinhas. Mas engana-se quem pensa que os produtos para pele oleosa ou com acne podem ser usados livremente por quem lida com esses probleminhas. Algumas composições podem ser tão fortes ao ponto de causar o ressecamento da pele, o que vai aumentar a produção de oleosidade para compensar essa perda excessiva, provocando um efeito rebote. Por isso, vale sempre consultar o dermatologista para saber quais são os melhores produtos para o seu caso.

Bom, é isso pessoal. Espero que tenham gostado!

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário :

Postar um comentário